Manter a cama arrumada traz as sensações de limpeza, organização e bem-estar. Ao menos, para as pessoas que gostam de organização e são mais metódicas. Quando você chega no quarto e a cama está arrumada, mesmo que de forma simples, a satisfação é estampada no rosto. Mas, para isso, é preciso saber como manter a cama arrumada logo depois de se levantar. Veja o passo a passo:
Como manter a cama arrumada todos os dias
Comece esticando o lençol de baixo (aquele com elástico). Ele precisa estar bem lisinho e preso embaixo do colchão. Veja dicas para o lençol não soltar do colchão.
- Estique agora o lençol de cima, usado para se cobrir. É importante que ele fique com o caimento por igual dos dois lados da cama.
- Forre um cobre leito, uma colcha, um cobertor ou edredom sobre o lençol. Essa é a peça responsável por criar volume na cama arrumada.
- Faça a dobra do cobre leito ou da outra peça que deseje usar junto com o lençol que está por baixo.
- Hora de colocar os travesseiros. A dica é usar quatro travesseiros: dois decorativos e os dois usados para dormir, no caso de uma cama de casal.
- Complete a cama com algumas almofadas. Aproveite e veja ideias de decoração de cama.
Precisa de mobílias novas ou usadas? Encontre aqui
Cuidados básicos com a roupa de cama
Além de seguir o passo a passo acima para manter sua cama arrumada, é igualmente importante que sua roupa de cama esteja limpa, bem-cuidada e agradável. Para isso, tome os seguintes cuidados:
Lavagem de cobertores e edredons
As cobertas de inverno podem ser lavadas uma vez por mês. Se não couberem com folga na máquina, leve a uma lavanderia profissional.
Lavagem de lençóis e fronhas
As roupas de cama mais leves, como fronhas e lençóis, podem ser lavados a cada uma ou duas semanas, conforme necessidade. Nos meses mais quentes, em que as pessoas suam mais, o ideal é aumentar a frequência da lavagem para uma vez na semana.
Usar capas para coberta e colchão
As capas são uma ótima maneira de manter o colchão e os cobertores limpos por mais tempo. Quando precisar lavar também é mais fácil, pois são peças mais finas.
Cuidado ao usar amaciante
O amaciante deixa a roupa bem cheirosa. Mas, se for usado em excesso, vai deixar as fibras do tecido endurecidas e ásperas. De vez em quando é recomendado substituir o amaciante por vinagre branco, cerca de 1 xícara por lavagem. Ele vai amaciar e desinfetar as peças, sem deixar cheiro ruim.
Limpeza do colchão
Pode parecer que o colchão está sempre limpo, mas não está. Os ácaros, a poeira e a umidade do dia a dia se acumulam no interior do colchão. Por isso, especialmente para pessoas alérgicas, o colchão deve ser limpo a cada seis meses. Veja dicas de como limpar colchão.
Limpeza de travesseiros
Mais do que limpar as fronhas, também é importante limpar os travesseiros, pois essas peças acumulam resíduos do corpo. Veja dicas de como lavar cada tipo de travesseiro.
Sol e vento no quarto
Se o seu quarto recebe um pouco de sol todos os dias, não desperdice esse benefício. Abra as cortinas, se possível as janelas, e deixe o sol entrar.